Design de Moda – Escola Panamericana

🎨 #design #fashion

A post shared by Jenifer Carpani (@jenifercarpani) on

Entre as novidades que deixei de contar nesse tempo que passei “fora” foi o curso de Design de Moda na Escola Panameriacana de Arte e Design, em São Paulo. Apesar de não saber tanto quanto gostaria, moda sempre foi um interesse muito grande meu e no fim do ano passado resolvi finalmente voltar a estudar e me dedicar aos meus interesses.

Pois bem, fiz a matrícula sem saber muito bem o que esperar do curso. Encontrei poucas resenhas na internet e sabia que existem milhares de outras escolas por aí que também ensinam Moda. Escolhi a Panamericana na época por dois motivos: o primeiro é o tempo. O curso dura dois anos, é como se fosse um curso de formação profissional, mas não tem um diploma de faculdade mesmo, sabe? Ou seja, se você procura uma formação superior, lá não é o lugar. Mas como no meu caso era diferente, não tinha tempo nem dinheiro para investir em uma faculdade de moda de quatro anos, resolvi optar pelo caminho mais rápido.

As aulas começaram em março e são divididas em três dias por semana: um dia de aula teórica e duas de aula prática, de desenho mesmo. Comecei no curso sem saber absolutamente nada de nada. Não tinha noção de história da moda, de desenho, enfim, de nada.

"em uma folha qualquer…" 🎶 #design

A post shared by Jenifer Carpani (@jenifercarpani) on

As primeiras aulas teóricas são muito legais, porque falam de história da moda e te dão um belo panorama da evolução das roupas de acordo com os tempos históricos. Já as aulas de desenho começam um pouco chatas, já que para pessoas que como eu não têm a mínima noção, é preciso muito treino e algumas teorias importantes.

Depois os papeis se invertem e as aulas de desenho começam a ficar bem interessantes. Com estudos de rosto, de sombra e luz, e enfim de corpo inteiro e depois técnicas de finalização. É aqui que você vai gastar MUITO dinheiro, pois praticamente cada aula tem que levar algo diferente.

Gosto do curso, só sinto que poderiam explorar um pouco mais como usar cada técnica de finalização. Acho ruim também investirmos muito em coisas que não são tão necessárias, como um bloco inteiro de papel milimetrado (era preciso apenas dois ou três no máximo), um bloco inteiro de papel vegetal, e etc. Se você for fazer o curso, uma dica é dividir os blocos entre os alunos da sala para treinar no começo, e depois você investe nos materiais que preferir e mais vai usar.

No geral estou gostando. Sinto que meu desenho evoluiu bastante mas que ainda tenho um longo caminho para percorrer (como podem ver hehe). Outra dica bacana é sempre procurar referencias no Pinterest e na internet mesmo de outros croquis bacanas, só com referências que aos poucos descobrimos como desenhar melhor. Tem muita gente bacana no Youtube também, que desenha muito bem e que faz vídeos ensinando várias técnicas. Mais para frente espero fazer um post com uma menina, tenho visto os vídeos dela e eles têm me ajudado imensamente.

Trabalho de hoje 😊 #moda

A post shared by Jenifer Carpani (@jenifercarpani) on

O curso não é barato. Considerando ainda que temos que comprar muitos materiais e sempre fazer algum tipo de investimento, é um dinheiro pesado por mês. Não conheço outros cursos por isso não sei dizer se é ou não o melhor.

Acho que é isso. Se tiverem dúvidas sobre o curso me falem! Posso responder por aqui mesmo ou por e-mail.

Beijos e até a próxima!

2 comentários sobre “Design de Moda – Escola Panamericana

    • Sim fui eu que fiz Lena! Na verdade tive ajuda do professor para finalizar e tal! Ah eu sempre gostei de moda, mas com esse curso estou aprendendo que ela tem muito mais coisas a nos ensinar do que eu podia imaginar! É bem bacana. Sei que no interior não há muitas possibilidades mesmo de cursos desse tipo, mas uma coisa que tem me ajudado bastante (mesmo durante o curso) é procurar na internet vídeos que ensinam mais sobre esse universo. Por exemplo, se você quer aprender a desenhar, tem váááários vídeos no Youtube que ensinam desde os primeiros passos, até looks mais elaborados, técnicas de finalização e tudo mais!
      Aos poucos vou compartilhando sim, acho bem legal essa troca de interações.
      Muito obrigada pela visita!
      beijos!!!

Deixe um comentário

