Festa do Divino Mogi das Cruzes

Entrada dos Palmitos Festa do Divino Mogi das Cruzes (Imagem: Jenifer Carpani/ G1 Mogi das Cruzes e Suzano)

Amanhã, dia 29, começa em Mogi das Cruzes, região Metropolitana de São Paulo, uma das maiores manifestações culturais e religiosas do Alto Tietê. A Festa do Divino de Mogi das Cruzes movimenta a cidade e já faz parte da cultura dos mogianos. Confesso que não tinha ideia do tamanho da festa para quem mora lá até começar a trabalhar na TV em que trabalho.

É uma festa religiosa, sim, mas percebi também que tem um cunho cultural fortíssimo na cidade, fora o cunho histórico e social que a festa movimenta. São 11 dias de festa que mesclam a parte religiosa (com rezas, alvoradas e etc) com a parte cultural e econômica da quermesse.

(Imagem: Divulgação Festa do Divino)

Quermesse
Eu vim mesmo propor, para quem estiver tranquilo nos próximos dias e puder vir até Mogi das Cruzes, que conheça a quermesse. Cada barraca de comida é coordenada por uma instituição. Essas instituições vêem na Festa do Divino a oportunidade de maior renda do ano inteeeeiro. O que eles arrecadam ali é usado para custear os projetos sociais com crianças, adolescentes e idosos, por exemplo. O dinheiro também é investido nas próprias instituições, como construção de telhados, reformas gerais e outras pendências que eles têm. Enfim, é de suma importância para eles e  no fim é bem legal participar dessas quermesses com clima de interior.

A quermesse começa no dia 29 de maio no Centro de Integração Profissional Deputado Maurício Nagib Najar (CIP), na Avenida Cívica, no bairro do Mogilar. São barracas de doces e salgados que oferecem mais de 135 opções de alimentos no local. Entre as iguarias mais tradicionais estão o afogado o churrasco e o tortinho. A quermesse da Festa do Divino vai funcionar de segunda-feira a sexta-feira a partir das 18h. Aos sábados e domingos o atendimento começa às 14h. A quermesse segue até o dia 8 de junho.

Religião
A festa é cheia de rituais bem tradicionais e, a cada ano, um casal de festeiros é responsável por dar vida à festa e organizá-la. Fiz uma matéria com os festeiros deste ano para o G1, se vocês quiserem ver é só clicar aqui. Também no G1 tem uma página só com as matérias da Festa do Divino deste ano, dá para ter uma ideia da dimensão que a festa toma na cidade.

Se alguém de São Paulo quiser conhecer uma festa de interior, talvez possa dar uma passada na quermesse. Além disso, há também várias missas e rituais religiosos para quem for católico. A programação da festa pode ser encontrada neste link.

Facebook  | Instagram

Anúncios

2 comentários sobre “Festa do Divino Mogi das Cruzes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s