Como tirar o passaporte brasileiro

(Imagem Decolar.com)

Neste ano vou  viajar para os EUA, a ideia é fazer um ‘pacote turistão’ mesmo, e conhecer Orlando e Miami. Nos próximos posts vou contar, mais ou menos, como foi todo o processo de documentação ( passaporte + visto americano ). Lembrando que a ideia aqui é contar a experiência minha. Não contratei despachante e eu e meu namorado fizemos tudo por conta própria. Além disso, para quem for tirar o visto (que acho que é o mais complicadinho), sugiro que leia em vários blogs e sites sobre o processo. Eu fiz isso, pesquisei bastante para saber principalmente da entrevista, e não tive nenhum problema.

Passaporte (comum)
Para começar, eu não tinha nem passaporte! Pois é, Brasil, queria sair do País mas ainda não tinha nenhum documento para isso. O passaporte em si não foi motivo para preocupação. O processo até que é rápido (lembrando que tirei em São Paulo), e no site da Polícia Federal tem tudo o que a gente precisa fazer para tirar o documento.

Em resumo, para tirar o passaporte a gente vai até o site da Polícia Federal e pede o passaporte no próprio site mesmo. É só preencher o requerimento informando seus dados e números de documentos e tals. Após a inclusão de todos os dados e preenchimento do requerimento completo, será emitida um boleto chamado ‘GRU’ – Guia de Recolhimento da União (a taxa é de cerca de R$ 150).

Depois de pagar a taxa, você deve agendar o local, dia e horário para levar seus documentos, tirar a foto e etc. Parece que antes esse procedimento era demorado e difícil de conseguir agendamento, mas no meu caso foi bem rápido. Marquei no Posto da Polícia Federal do Shopping Tatuapé e nem precisei esperar quase nada. (lembrando que isso depende de posto para posto, meu namorado esperou um pouco mais para conseguir tirar o passaporte no Posto da Polícia Federal do Shopping Light, no centro de SP).

No dia marcado fui até lá. Lembrando que há uma lista de documentos que precisam ser levados e serão conferidos a triagem!!!! (essa lista está no próprio site da Polícia Federal, é só ficar atento que não terá problema nenhum). A mulher chamou rapidinho e tirou minhas impressões digitais e a foto, assinei e fui embora com um papelzinho estimando em quanto tempo sairia o passaporte.

Dá para acompanhar o andamento do processo pelo site, e também lembro que enviaram e-mail dizendo quando estava pronto e podia ir buscar. No dia da entrega do passaporte, demorou um pouco mais. Mas também foi tranquilo. A gente ficava esperando, enquanto os funcionários iam chamando pelo nome para as pessoas irem lá retirar o passaporte e assinar a entrega.

Facebook  | Instagram

4 comentários sobre “Como tirar o passaporte brasileiro

    • Oi Nique! Pois é, todo mundo sempre me falou para tirar logo e eu ficava enrolando. Fechamos a viagem antes mesmo de ter passaporte, imagina?! Hahaha. Quando você tiver um tempinho, sugiro que você tire o seu. É um documento importante para se ter, né? =)

Deixe um comentário

