Aprendendo a manter a saúde

Li um post no face hoje que decidi compartilhar com vocês. É uma matéria que traz 10 erros que cometemos em relação à saúde. Vocês sabem o quando eu gosto de praticar esporte, treinar, comer coisas saudáveis para cuidar do eu corpo, mas lendo essa matéria percebi que tem coisas que preciso melhorar. Por exemplo, eu durmo muito mal e o sono é um aliado da saúde.

Aqui está a lista de erros que a Revista Superinteressante publicou e que devemos evitar para manter nossa saúde.

1. Deixar o sono em segundo plano – A maioria das pessoas precisa de pelo menos sete horas de sono para manter o corpo em funcionamento – e isso não é um exagero.

sono

2. Apostar todas as fichas na academia – Estudos mostram que fazer exercícios regularmente ajuda o sistema imunológico, melhora o humor e dá mais energia. Mas não adianta exagerar nos pesos.

3. Ignorar as informações nutricionais – Um dos mais ignorados (e mais alarmantes) é o sódio, ligado ao aparecimento de doenças como hipertensão, problemas do coração e doenças renais que estão entre os principais problemas de saúde pública do Brasil segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

4. Pensar que alimentos orgânicos são sempre mais saudáveis – Pesquisadores da Universidade de Stanford mostraram que não há muita diferença entre os alimentos orgânicos e os convencionais. 

5. Adiar os exames de rotina – Deixar para ir ao médico somente quando se está doente ou sentindo dores é uma péssima decisão, mesmo para quem mantém hábitos saudáveis. 

6. Montar sua própria dieta – Emagrecer é fácil – é só cortar carboidratos, doces e carnes para ver a mágica acontecer, mas não é ideal.

salada7. Acreditar que salada é sempre a melhor opção –  Nem sempre. Não se deixe enganar pela montanha de alface: uma salada acompanhada por frango frito, croûtons (aqueles pedacinhos de pão, fritos ou assados e não muito saudáveis), maionese ou outros temperos, pode ser muito mais prejudicial à saúde do que um sanduíche leve.

8. Substituir a água por outras bebidas – A água não possui conservante, corante, aromatizante e outros vários componentes que podem ser nocivos à saúde, principalmente se consumidos em excesso. Além de causar sensação de saciedade, ela dá ao corpo energia, protege o sistema imunológico e ajuda a prevenir dores de cabeça e musculares. Está com sede? Beba água.

9. Consumir doses grandes de vitaminas e suplementos – Mesmo se tratando de substâncias necessárias para o bom funcionamento de nosso organismo, o consumo de vitaminas e suplementos alimentares sem orientação médica está longe de ser a opção recomendada.

10. Esquecer que saúde é um processo –  Saúde não é medida nos ponteiros da balança. A qualidade de vida não é determinada pelos números de calorias cortadas, de quilos a serem perdidos, ou de quilômetros corridos.

Consultoria: Aline Cristine Souza Lopes, nutricionista, doutora em Saúde Pública pela UFMG e consultora do Nutrition Research; Luana Caroline dos Santos, doutora em Saúde Pública pela USP e professora do curso de Nutrição da UFMG.

Se vocês gostaram do assunto, o texto completo está no link http://abr.ai/1af2JOr.

É isso aí galera….Até mais

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