Razões para você beber água!

água

Oi gente….Hoje estou aqui para falar da água, que representa de 40% a 80% do peso total do ser humano, e funções vitais dos órgãos dependem dela para realizar-se plenamente. Esse líquido faz muito bem ao nosso organismo e é indispensável para manter nossa saúde. E você, toma bastante água? Eu tomo pelo menos dois litros por dia e faço isso religiosamente. Na minha mesa do trabalho deixo uma garrafa de um litro e meio e uma de meio litro. Assim é garantido beber. O único “problema” é ter que ir ao banheiro toda hora, rs.  Para conseguir chega a esta meta, demorei um pouquinho, mas aqui estou.

Acabei escolhendo este tema para hoje porque esta semana meu marido sentiu uma dor muito forte nos rins e acreditem é porque ele não tem o hábito de beber água. Depois do susto e de tanto eu falar, ele está aprendendo a tomar água. A dica é sempre carregar uma garrafinha com você e ir enchendo e bebendo, enchendo e bebendo, até transformar isso em hábito e sentir seu corpo pedindo água quando você não tomar.

Como não sou médica, nem nada, fiz uma pesquisa sobre os benefícios da água e trouxe para vocês. As informações são do site do Dr. Drauzio Varella e dadas pela nutricionista Camila Leonel da Escola Paulista de Medicina da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

A especialista diz que ao longo de 24 horas, perdemos aproximadamente dois litros de água por meio da transpiração, urina, respiração e outras atividades que mantêm as funções vitais. Segundo ela, o corpo não possui reservas ou condições para armazenamento de água. É essencial que a sua reposição seja diária para manter a saúde e as funções básicas do organismo. Em medidas caseiras, essa quantidade representa oito copos.

Ainda de acordo com a nutricionista, o que acontece com frequência é que muita gente espera ter sede para beber água. A sede é um sinal de alerta para a necessidade do corpo por água. Ela aparece quando a quantidade de líquidos no organismo já se encontra abaixo do nível desejado. Por isso, não espere a sede chegar e o seu corpo ficar com os níveis de água na reserva. Reabasteça seu organismo com frequência.

Os indivíduos desidratados apresentam menor volume de sangue que o normal, o que acaba atrapalhando o funcionamento do coração. A falta de água pode causar fraqueza, tontura, dor de cabeça, fadiga e, se for muito prolongada, levar à morte.

Para quem ainda não consegue ingerir dois litros de água por dia, a nutricionista destaca que parte da ingestão diária pode ser suprida com outras fontes, como sucos, água de coco, leite, frutas, chás e sopas.

águaOutros benefícios:

* Regula a temperatura corporal –  A água do organismo é liberada pela transpiração para regular a temperatura e evitar que nosso organismo esquente demais ou sofra alterações térmicas bruscas.

* Desintoxica o corpo – Ela auxilia na prevenção e no tratamento de infecção urinária, ajuda evitar ressecamento do intestino e na respiração.

*Absorção e transporte de nutrientes – A água auxilia na absorção de nutrientes e glicose, além de auxiliar no transporte dessas substâncias pela corrente sanguínea e na distribuição para as diversas partes do organismo.

* Emagrecimento – Além de reduzir a retenção de líquidos, pois coloca os rins para trabalhar, a água também traz sensação de saciedade.

* Pele bonita – Promove a revitalização das células e mucosas. Na pele, isso resulta em uma hidratação de dentro para fora.

Bom, depois de todos esses benefícios não tem como ficar sem tomar água, não é? É só fazer um esforço e comemorar os resultados. Até mais e bom domingo!

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