Sobre usar lentes de contato

Uso óculos desde o ensino fundamental.. Tinha, sei lá, uns 12 anos quando comecei a perceber que a visão embaçava e eu já não enxergava com tanta clareza o que estava escrito na lousa. Aos poucos, a dor de cabeça também ficou mais forte e tudo isso junto culminou no dia em que fui ao oftalmologista e fui diagnosticada como míope! Não contente, ao longo dos anos também desenvolvi astigmatismo e hoje falo atrás de lentes com 3,5 graus em cada olho.

Pois bem. Lá na sexta série ainda dava para usar óculos de vez em quando. Só usava no computador ou para estudar e era só soar a campainha do recreio eu tirava meu companheiro que me fazia enxergar melhor e saia linda e sem óculos para a vida.

Aos poucos essa tática foi ficando impossível de ser usada, porque me tornei dependente do óculos para ver de verdade. Foi quando, na oitava série, decidi que queria usar lentes de contato. Foi difícil achar um oftalmo que permitiu. Uns diziam que era muito nova. Outros que eu não teria cuidado. Mas esses nãos não foram suficientes para me fazer desisti e foi aí que comecei a usar lentes de contato.

20140120-201549.jpg

Resultado? Uso até hoje. Conheço muita gente que não se adaptou ou que simplesmente depois de um tempo desistiu. Já outras pessoas só usam em ocasiões especiais. Eu não. Uso todo dia, quase o dia inteiro e não largo.

Teve uma época que tive uma infecção grande no olho e tive que voltar a usar óculos. Eu odiava. Mas no fim deu tudo certo e consegui voltar aos meus olhos gelatinosos. Enfim, hoje quase nove anos de uso de lentes de contato, posso dizer algumas coisas sobre o uso delas. Dicas essas que eu queria ter lido antes de me convencer que eram a minha salvação:

– consulte seu oftalmologista!!!!
– algumas óticas e clínicas oftalmológicas disponibilizam lentes para você testar, vê se consegue se adaptar e tal!
– lentes exigem alguns cuidados como limpeza e organização, você precisa ter em mente isso.
– há vaaaarios modelos de lente no mercado. Algumas são mais finanças, outras mais grossas, tem as gelatinosas, as tóricas, etc. Só um médico e você mesma vai saber qual é melhor para você!
– para prática de esportes, as lentes são as melhores! Eu jogava vôlei e sei o quanto óculos atrapalham nessas horas…
– você vai aprender o lado certo da lente aos poucos. Calma!
– agonia? Depois de um tempo você nem sente mais agonia ao por e tirar a lente do SEU olho. (Pode passar quanto tempo for acho que nunca terei coragem de enfiar a mão no olho de ninguém)
– a limpeza se torna um ritual com o qual você se acostuma, assim como o uso da lente, que você percebe quando tem que trocar.
– há lentes semestrais e anuais. Eu já tentei a anual mas sou meio desastrada, com as semestrais me dei melhor e consigo economizar.
– nas lentes que eu uso, gasto cerca de R$ 200 a caixinha com seis (que uso para os dois olhos porque o grau é quase o mesmo). Mas as minhas são um pouco mais caras, por isso talvez você gaste menos que isso (as minhas são mais caras porque meus olhos são intolerantes à marca mais barata, que usei durante muito tempo mas depois infeccionou).
– os produtos de limpeza são caros, mas duram bastante. Quando você perceber já está até colecionando caixinhas para guardar as lentes!
-eu ainda uso óculos. Geralmente quando chego em casa já tiro a lente. Acho que cismei com isso para descansar um pouco o olho sabe? Deixá-lo respirar. Mas conheço gente que dor,e com lente e nem se abala. Eu não consigo!
– no começo a gente anda com um kit primeiros socorros com liquido, caixinha de lente, colírio e etc. Aos poucos você vai percebendo que não precisa andar com esse kit anti guerra, e aí se da conta que nem sabe mais onde está o colírio (tipo eu agora).
– uma coisa meio ruim é que quem usá lente fica mais sensível ao ar condicionado, ao vento no rosto e a dias muito secos. Isso pelo menos acontece comigo.
– uma coisa ótima é usar qualquer óculos de sol que quiser e continuar enxergando, ou não ter que mandar por grau na lente de todos os seus óculos de sol (ou só ter um).

20140120-201632.jpg

Enfim, acho que são essas as dicas e relatos que eu daria para quem viesse me perguntar sobre lente de contato. O saldo final, pelo menos pra mim, é ótimo. Eu não vivo sem (até vivo porque já vivi antes, mas agora é bem difícil). Super acho legal pessoas com óculos diferentes e realmente tem pessoas que ficam mais bonitas de óculos, ou que de verdade não ligam para eles. Pra mim me incomodam até quando estou em casa.

Qualquer dúvida, comentário ou sugestão entra em contato com a gente!!!

As imagens ilustrativas são do Pinterest!

Deixe um comentário

