Calor X Problemas Neurológicos

dor de cabeça 1Oi gente. Esta semana me propus a escreve sobre assuntos relacionados à saúde. Esses dias na redação minha chefe encaminhou um texto que achei super interessante. Ele foi publicado no site Uol e fala sobre a relação do calor e de problemas neurológicos. De acordo com o artigo, as informações são do Dr. André Felício é neurologista, doutorado pela UNIFESP/SP, pós-doutorado pela University of British Columbia/Canadá e pesquisador do Hospital Israelita Albert Einstein/SP.

No texto, ele destaca que o calor em excesso, pode agravar ou desencadear alguns problemas neurológicos. “Estima-se que 9 em cada 10 pessoas terão, pelo menos, um episódio de dor de cabeça na vida, fato este influenciado pelas altas temperaturas. Além disso, o calor favorece a desidratação, a hipoglicemia, altera a pressão e os batimentos cardíacos. Por isto, quem sofre de enxaqueca ou portadores de cefaleia crônica precisam ter cuidado redobrado nesta época do ano, hidratando-se muito, procurando lugares mais frescos, na sombra, ingerindo alimentos leves e ricos em água, bebendo bastante líquidos ou isotônicos”, destaca o médico. 

dor de cabeçaAinda de acordo com o artigo, o sono também pode ser prejudicado no verão, principalmente na mudança do fuso horário, quando o relógio é antecipado em 1 hora. Portadores de esclerose múltipla também podem sofrer com o calor. Isto ocorre porque o aquecimento do corpo altera a condução dos impulsos elétricos pelas células nervosas. O outro, menos comum, seria nos casos de doença cerebrovascular, seja acidente vascular cerebral isquêmico ou trombose venosa cerebral, ambos associados ao calor e à desidratação.

Por tudo isso que vimos neste texto publicado pela Uol, é muito importante tomar bastante cuidado no calor, em particular, aquelas pessoas que têm problemas neurológicos. Mais importante ainda, medidas simples de prevenção podem amenizar grande parte das queixas que estes pacientes têm nesta época do ano.

 

 

(imagens pinterest)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s