O que devo colocar em meu currículo?

currículo

Estamos no final do ano e muita gente está pedindo para o Papai Noel um emprego novo em 2014. E para conquistá-lo, o primeiro passo é aprender a montar o currículo. Aqui estão algumas dicas da psicóloga, especialista em RH, Luciana Talarico. Aproveitem!

O currículo deve ser claro, objetivo e bem estruturado. O ideal é ter, no máximo, duas páginas. Basicamente, ele deve conter os seguintes itens, nesta ordem: Dados Pessoais, Formação, Objetivo, Experiência Profissional e Cursos Extracurriculares. O objetivo não é obrigatório, agora se a pessoa tiver interesse em uma área específica é importante colocar.

Na experiência profissional é de extrema relevância constar o tempo em que trabalhou em cada empresa. Mesmo quem nunca teve carteira assinada precisa constar a experiência. Além do período, outra informação que deve ser detalhada é a função e a descrição destas funções desempenhadas nos trabalhos anteriores. Também é primordial manter os dados como telefone e e-mail atualizados no currículo.  Muitas empresas acabam fazendo contato pelo meio eletrônico, por isso, é bom estar sempre atento.

No geral, a psicóloga recomenda colocar no currículo redes sociais de contatos profissionais, como o linkedin, já que o facebook, por ser uma ferramenta utilizada pela maioria das pessoas como forma de entretenimento, pode conter informações inadequadas, que podem atrapalhar na hora da seleção. De qualquer forma, quem quiser constar  o face deve ficar atento às publicações que possam afetar sua imagem.

Luciana alerta para a importância de colocar somente informações verdadeiras, porque depois de selecionado haverá um teste prático para comprovar aqueles dados informados pelo candidato. “Se o candidato põe inglês fluente, ele deve falar com fluência, pois em algum momento da seleção essa habilidade será testada”, exemplificou.

Quem teve experiências curtas em empresas, não precisa se preocupar. “Fique tranquilo, porque hoje em dia as pessoas tem outro perfil, sempre estão visando crescimento profissional e aperfeiçoamento e, por isso, acabam se aventurando mais.

A dica é investir na carreira e se especializar sempre que tiver oportunidade. Só assim você conseguirá atingir seus objetivos. Então, mão na massa!

(imagens do pinterest)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s