Você tem boa postura?

postura

Vamos combinar que manter uma boa postura durante todo o dia não é fácil. Principalmente para quem trabalha em frente ao computador, como é o meu caso.  Por isso, eu estou apostando na prática do RPG, que significa reeducação postural global. Há alguns meses, visito semanalmente o consultório do fisioterapeuta Sandro Rogério dos Santos, mestre em Reabilitação, especialista em RPG, Acupuntura e Didática do Ensino Superior, além de professor universitário.  Com isso, minhas dores nos joelhos e nos braços, provenientes da coluna e má postura, estão sob controle.

Em uma das consultas o convidei para dar umas dicas para nosso blog sobre a importância de uma boa postura. Aproveitem bastante, hein!

De acordo com o Dr. Sandro, entendemos como uma “boa postura” a situação corporal em que as partes do corpo avaliado encontram-se harmonicamente distribuídas, sem aumentos, diminuições, ausências ou inversões das curvas ou segmentos avaliados, ou seja, dentro de um padrão predeterminado fisiologicamente.

O especialista explica que a situação da postura errada ou ainda postura viciosa, que é aquela que adquirimos no transcorrer da vida seja por necessidade, comodismo ou ainda como consequência de uma doença (sequela), pode e acarreta vários problemas nos indivíduos, sejam estes ligados ao funcionamento de órgãos e sistemas, bem como na configuração estética do ser.  

O médico listou algumas orientações que podemos seguir para adquirir uma boa postura: manter atividade física regularmente (três vezes por semana) e sempre alongar-se antes e depois, fazer exames rotineiros ao menos uma vez por ano, ir ao médico, ter uma ou mais atividades de lazer, algo que seja totalmente diferente daquilo que se faz no dia a dia, além de alimentar-se bem.

Devemos lembrar também que o alongamento no transcorrer do dia ajuda, previne e relaxa. Outra dica importante é adquirir o hábito de alongar-se antes de dormir. Assim a qualidade do sono e o despertar no dia seguinte melhoram. Por que vocês não tentam?  Eu também vou começar a fazer isso.

má posturaCuidado com a forma de fazer exercícios

Segundo ele, existem exercícios que auxiliam na postura, porém feitos de maneira errada, trazem consequências sérias que, às vezes, perduram por muito tempo, sendo de difícil resolução. Por isso, antes de iniciar qualquer atividade, você deve procurar por um profissional especializado, para que em uma avaliação ele determine quais serão os exercícios adequados e com qual intensidade eles devem ser feitos.

A má postura acaba virando um problema crônico quando o indivíduo a adota como correta, mantendo-a durante todo o dia. Pessoas que usam bolsa apoiada no ombro por muito tempo, por exemplo, em sua maioria mulheres, adquirem o hábito e a postura viciosa de manter o ombro elevado, ou seja, os músculos da região entram em contração, tornam-se retraídos (encurtados) e mesmo quando elas estão relaxadas em momentos de descontração e lazer, observamos que o ombro continua na posição elevada, como se o acessório ainda estivesse lá.

Resumindo:

Seu corpo é o veículo para tudo o que você fez e fará durante sua vida. Em todos os momentos então cuide muito bem dele, lembre-se que o peso excessivo traz sérios problemas em todos os sentidos, assim como a inatividade também o prejudica. Não seja radical com você, cobre as suas situações, mas também entenda que o descanso e as recompensas pelos objetivos alcançados são importantes para sua vida e dos que o cercam. Lembre-se também que o tratamento mais eficaz chama-se PREVENÇÃO”. (Sandro dos Santos, fisioterapeuta, mestre em Reabilitação, especialista em RPG, Acupuntura e Didática do Ensino Superior, além de professor universitário)

(imagens do pinterest)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s