Musculação x Funcional: qual devo escolher?

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Hoje o treino funcional está invadindo as academias. Mas qual a diferença entre ele e a musculação? Quais os prós e os contras de cada um? Será que ele é o ideal para o seu objetivo?

Para sanar suas dúvidas, o Maria Sem Vergonha conversou com o personal trainer Alexandre Souza. Ele explicou a diferença entre os treinos, além de destacar os prós e os contras de cada um. Espero que essas informações  ajudem vocês decidirem o que fazer para chegar em forma no verão. Se  correr, ainda dá tempo.

Segundo ele, o treinamento funcional visa aprimorar todas as valências físicas (resistência, força, velocidade, flexibilidade, equilíbrio). É um método de treinamento que tem como objetivo o equilíbrio das estruturas musculares, prevenção de lesões e a melhora da performance. O Alexandre explicou ainda que no funcional, o trabalho muscular não é realizado de forma isolada, ou seja, os exercícios são executados de forma global, envolvendo mais de uma musculatura, da mesma maneira em que a nossa musculatura é exigida no nosso dia a dia ou em um esporte especifico. Assim toda cadeia muscular é fortalecida gerando mais força, potência, estabilidade e coordenação motora.

academiaO especialista destacou também que a principal diferença entre o treinamento funcional e a musculação é a ausência da necessidade de movimentos mecânicos ou isolados e por isso o treinamento funcional se tornou uma alternativa para quem estava cansado dos movimentos tradicionais da musculação ou das mesmas máquinas.

Alexandre conta que o treinamento funcional se baseia nos movimentos naturais do nosso cotidiano, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar. O praticante ganha força equilíbrio, flexibilidade, condicionamento físico, resistência e agilidade. Uma das grandes vantagens deste método de treinamento é atender tanto o individuo mais condicionado como o menos condicionado.

Já a musculação é muito eficiente para o trabalho de hipertrofia, ela trabalha os grupos musculares isoladamente e com maior intensidade, proporcionando assim uma maior hipertrofia deste grupo muscular. Os protocolos de treinamento para hipertrofia apresentam sempre sobrecargas elevadas o que determina a magnitude da hipertrofia muscular, a quantidade e a qualidade da sobrecarga.

Pessoal, tanto a musculação quanto o treinamento funcional irão melhorar a sua qualidade de vida. Porém na musculação o foco é a força e a hipertrofia e no funcional o foco é melhorar todas as valências físicas.

musculaçãoPrós e Contras
Assim como tudo na vida, cada treino tem seus prós e contras. A musculação gera uma maior hipertrofia e ganho de força rapidamente, além de possibilitar o isolamento de grupos musculares. Porém pode gerar lesão com maior facilidade  e desequilíbrio muscular se não tiver um programa de treino bem elaborado. Já o treinamento funcional gera ganho de força, equilíbrio, condicionamento físico e agilidade, variações de ambientes e séries, trabalho de todo o corpo, embora gere dúvidas sobre hipertrofia muscular. No entanto é importante ressaltar que a utilização de sobrecarga externa, seja qual for a origem da sobrecarga, proporciona hipertrofia muscular, então temos sim hipertrofia no treinamento funcional.

Com todas estas informações fica mais fácil você decidir qual o melhor treino para sua finalidade. Eu, que adoro uma academia e sempre fiz musculação, comecei a apostar no treinamento funcional. Daqui a alguns dias eu conto o que estou achando e, no meu ponto de vista, a diferença entre um e outro na prática, combinado? Até a próxima.

(fotos do pinterest)

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