Como evitar problemas na BLACK FRIDAY

Eu espero, tu esperas, e todos esperamos. A Black Friday acontece nessa sexta-feira (29) e muita gente já aguarda o famoso dia dos descontos que acontecem principalmente na internet. Para melhorar, muitos já estão com a mão no 13º e poderão usar a grana extra para aproveitar os super descontos.
No entanto, no Brasil, o evento não tem tido uma boa fama por conta de alguns descontos que foram ‘maquiados’ em edições anteriores. Neste ano, os organizadores prometem mudanças mããããs, para não cairmos em roubadas, o Maria Sem Vergonha conversou com o advogado e especialista em direito do consumidor, Dr. Laudicir Zamai Jr., que deu algumas dicas para evitar as fraudes na data.
black fridayMSV – De que forma o consumidor pode se beneficiar dos descontos oferecidos pela Black Friday sem se prejudicar? Quais as recomendações para evitar fraudes e descontos ‘maquiados’ no dia do evento?
R. Planejar e pesquisar. Comprar o que realmente for necessário e, principalmente evitar o consumismo.
Planejar: o consumidor deve escolher previamente o que pretende comprar e pesquisar os preços. Gravar as pesquisas e compará-las com o preço oferecido como “desconto”. Evite comprar por impulso, pode custar caro. Há fornecedores que elevam os preços semanas ou meses antes da “Black Friday” para oferta-los com pouco ou nenhum desconto, iludindo o consumidor.
MSV – De que forma o consumidor online pode se proteger dos abusos? As leis para quem compra online são as mesmas de quem compra em lojas físicas?
R. Para o consumidor se proteger de abusos, recomendo o seguinte:
1. Escolha e tente conhecer o produto ou serviço antes da compra, inclusive o preço;
2. Escolha o fornecedor, não pelo preço, mas, pelas referências contidas nos sites do Procon ou Reclame Aqui ou por experiências anteriores. Opte por lojas conhecidas. Note, o fornecedor até pode ter reclamações, mas o que realmente importa é se tal fornecedor soluciona os problemas do consumidor em pouco tempo;
3. Veja se no site escolhido constam as seguintes informações: nome empresarial e CNPJ ou CPF; endereços físico do fornecedor (para ser localizado caso haja alguma demanda judicial); todas as características do produto ou do serviço; preço e eventuais despesas adicionais, etc.
4. Note se o site é seguro para compras pelo cartão. Se não achar seguro, pague pelo boleto bancário. Não arrisque. Na dúvida, não compre.
5. Imprima ou salve a página da oferta, da escolha do produto e da finalização da compra.
Com estas dicas, os problemas podem ser atenuados, de modo que é impossível garantir que sua compra não sofrerá nenhum contratempo.
Quando uma compra ou contratação ocorrer fora do estabelecimento comercial do fornecedor (internet, telefone, catálogos etc.) o consumidor tem direito ao prazo de reflexão de 7 dias, a contar do recebimento do produto ou da contratação para desistir da compra. Isso é um direito do consumidor, sem apontar qualquer motivo.
Logo, se o consumidor ficar arrependido da compra, deve notificar o fornecedor dentro do prazo de 7 dias. Emails ou telegramas são os canais mais eficientes para provar a manifestação do arrependimento.
Comprando na loja “física”, o consumidor não tem direito ao prazo de reflexão, já que o consumidor, teoricamente, foi em busca do fornecedor e pode trocar o produto ou conhecer mais sobre o serviço.
MSV – Mais alguma informação relevante?
Para a edição de 2013 da “Black Friday” o Procon de São Paulo criou os seguintes canais de “denúncia” nas redes sociais daquele órgão: Twitter (@proconspoficial), com a “hastag” #deolhonaBlackFriday ou no Facebook. O consumidor deve enviar o print da página com o problema.
O consumidor também pode reclamar diretamente no site do Procon de São Paulo.
Anúncios

Um comentário sobre “Como evitar problemas na BLACK FRIDAY

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s